6/24/2020 0h0
Asma - doença controlável
E-mail

Doença crônica que atinge um em cada cinco adolescentes no Brasil e 300 milhões de pessoas no mundo, a asma pode ser controlada e a pessoa levar uma vida normal. É o que comenta a pneumologista do Seconci-SP, dra. Marice Ashidani, por ocasião do Dia Nacional do Combate à Asma, ocorrido em 21 de junho.
    “A asma é uma doença inflamatória dos brônquios que acomete pessoas em qualquer idade por fatores genéticos e ambientais, como mudança da temperatura ambiente, tabagismo, exercícios físicos intensos e exposição a pelos de animais, poeira domiciliar, mofo, ácaro, fumaça ou poluição”, relata a médica.
    Os sintomas mais comuns são falta de ar, chiado ou aperto no peito e tosse. A consulta ao médico é indispensável para um diagnóstico correto. Nas crises, usa-se medicina de resgate e alívio, a chamada “bombinha”; e para prevenção, corticoides inalados.
    “É de extrema importância que o asmático tenha conhecimento da doença e saiba manusear os dispositivos de tratamento, tirando os fatores de risco do ambiente, além de seguir corretamente a parte medicamentosa. Dessa forma, ele conseguirá manter a patologia sob controle e ter um maior bem-estar no dia a dia”, completa a dra. Marice.