7/9/2020 0h0
Cuide bem da saúde ocular
E-mail

Cuidando da saúde ocular, é possível prevenir cerca de 80% dos casos de cegueira. Esta é a mensagem do Dia da Saúde Ocular, em 10 de julho. O dr. Edgard Macedo, oftalmologista do Seconci-SP, explica que passar muito tempo olhando para celulares, computadores e TV, sem piscar, causa o ressecamento da córnea conjuntiva, irritando-a.
    Ele recomenda que a higiene dos olhos seja feita com água corrente ou soro fisiológico; não se dever coçá-los nem usar colírios sem prescrição médica. Colírios com corticoide podem aumentar a pressão ocular.
    Uma rotina alimentar equilibrada em vitaminas e nutrientes retarda a degeneração macular relacionada à idade – problema que pode levar à cegueira, ressecamento ocular e catarata. Cenoura, abóbora, tomate, leite, fígado de boi, entre outros alimentos, possuem vitamina A; óleos vegetais e gérmen de trigo, vitamina E, e peixes, ovos, carnes, cereais integrais, vitamina B12.
    O dr. Macedo ressalta que um adulto deve consultar anualmente seu oftalmologista, ou a cada 4 meses, se tiver patologia como glaucoma. Não se recomendam exames oculares e prescrição de óculos em óticas, prática esta proibida pela Superior Tribunal Federal. 
    Lentes de contato não substituem os óculos. “É importante ter sempre um óculos com o grau atualizado para alternar com as lentes. Não é recomendado  usá-las por longos períodos e dormir com elas nos olhos – o que pode ressecá-las. A manutenção deve ser feita diariamente para evitar infecções”, explica.
    Portadores de diabetes devem manter as taxas de glicemia em nível saudável, para evitar a cegueira.