10/30/2017 0h0
Escova de dentes
E-mail

A escovação dos dentes após cada refeição é uma das principais recomendações dos dentistas para que as pessoas mantenham uma boca saudável e conservem os dentes, sem a necessidade de restaurações, por um longo período. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que para uma higiene bucal eficaz é fundamental a escolha da escova de dentes correta. 
    A dentista do Seconci-SP, Vanessa Alves, explica que existe no mercado uma grande variedade de escovas, de diversos tamanhos e formatos. Segundo a especialista, o primeiro item que deve ser observado são as cerdas. “Opções com fios macios são as mais recomendadas, pois deslizam entre as cavidades e removem os resíduos de alimentos e a placa bacteriana sem causar danos à gengiva e ao esmalte dos dentes”, destaca. 
    O tamanho da cabeça da escova, de acordo com a dra. Vanessa, é outro ponto que merece especial atenção no momento da aquisição. “Escovas com cabeças arredondadas são as mais indicadas para todos os casos, mas para pessoas com limitação de abertura da boca ou que ainda possuem o dente do siso, o recomendável é uma opção com ponta menor”, afirma. 
    A dra. Vanessa ressalta que mesmo com o uso da escova adequada, existem regiões entre os dentes que não são alcançadas pelas cerdas e podem acumular resto de comida. Por esse motivo, o uso do fio e da fita dental devem estar sempre presentes no processo de higienização.