9/20/2016 0h0
Fique alerta!
E-mail

Fique alerta aos cuidados com a saúde na primavera

No próximo dia 22 de setembro tem início a primavera, período em que alguns tipos de doenças da pele se tornam mais comuns. A dermatologista do Seconci-SP Marli Izabel Penteado Manini destaca as micoses, infecções por fungos ou “bolores”, que podem ser prevenidas com alguns cuidados básicos. “O ideal é evitar ficar períodos prolongados com roupas úmidas, fazer a higiene adequadamente e usar roupas de algodão, pois absorvem melhor o suor”, afirma.

Outras doenças bastante comuns nessa época são herpes, devido à exposição excessiva ao sol; bicho geográfico, causado pela entrada de parasitas através de feridas ou cortes na pele, causando sintomas como coceira e vermelhidão; e melasma, manchas escuras na pele, mais comum em mulheres e na face, mas que também podem ocorrer nos braços e colo.

Recomendações da médica

  • Use chapéus (ou bonés) e roupas adequadas (especialmente de algodão)
  • Evite exposição ao sol entre 10 horas da manhã e às 4 horas da tarde, período de maior radiação
  • Cuidado com superfícies refletoras, como areia, concreto e água
  • Hidrate a pele após expor-se ao sol
  • Use protetor solar sempre, mesmo em dias nublados
  • Seque bem as mãos e os pés

Canteiros de obras

Dra. Marli alerta sobre os cuidados especiais aos trabalhadores da construção civil. “Os profissionais devem sempre usar protetor, principalmente, no rosto. Além disso, como eles têm muito contato com água, devem manter os pés bem secos, usar meias de algodão e manter o local de trabalho em boas condições de higiene”, finaliza.