5/4/2017 0h0
Importância da vacinação
E-mail

Médica do Seconci-SP alerta para a importância da vacinação contra o H1N1

A gripe por H1N1 apresenta sintomas comuns a toda gripe (febre acima de 37,8º, dor de garganta, na cabeça e no corpo, tosse e coriza), mas tem potencial maior para provocar uma evolução mais grave acarretando na Síndrome Respiratória Aguda (SRAG). O tratamento é feito com remédio antiviral, mas os médicos podem prescrever outros medicamentos para amenizar os sintomas, que em geral duram uma semana. 

A transmissão ocorre por meio das secreções das vias aéreas que contaminam objetos, como maçanetas de portas e corrimãos. “A principal recomendação é higienizar as mãos frequentemente, com água e sabão ou álcool gel. Também é importante manter os ambientes arejados e sempre ventilados, além de evitar locais fechados com grande número de pessoas”, recomenda a pneumologista do Seconci-SP, 
Marice Ashidani.

Vacinação

Uma forma efetiva de prevenção é vacinação. As doenças respiratórias são as que mais afastam os trabalhadores das suas funções, e vaciná-los contribui para evitar a perda de dias de trabalho, queda da produtividade, além de gastos com medicamentos. Com o objetivo de contribuir para que as empresas da construção não sintam esses efeitos, o Seconci-SP realiza anualmente a Campanha de Vacinação contra a Gripe. 

“Não devem tomar a vacina pessoas com alergia a ovo, ao timerosal (Merthiolate®) e à neomicina. O alerta também vale para pacientes com febre, que devem aguardar alguns dias para tomar a vacina”, orienta a médica.