8/29/2017 0h0
Informações sobre eSocial
E-mail

    A partir de 2018, todas as empresas terão que usar a nova plataforma criada pelo governo federal, chamada eSocial, para envio das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos seus funcionários. E o Seconci-SP acaba de implementar o SOC (Software Integrado de Gestão Ocupacional) que permitirá às construtoras, incorporadoras, instaladoras e outras empresas que têm contrato com a entidade terem acesso aos dados de Saúde e Segurança do Trabalho de seus funcionários, para que estes sejam enviados de maneira adequada ao eSocial.
    “As empresas que realizam o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) conosco terão um login e senha para acessar o sistema e baixar estas informações, bem como os Atestados de Saúde Ocupacional (ASO), para transmissão ao eSocial”, explica José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP. 
    O eSocial trará exigências que demandarão atenção e mudança de cultura das empresas para evitar erro no envio das informações, comenta o gerente de Medicina Ocupacional da entidade, Douglas de Freitas Queiroz. “A partir de agora, os dados serão repassados de forma individualizada, ou seja, será necessário cadastrar cada funcionário e enviar os documentos separadamente”, comenta. 
    “O SOC será de grande ajuda para as empresas neste processo, principalmente, por conta dos exames ocupacionais. Como as atividades profissionais estão sujeitas a riscos diferentes, elas também demandam exames complementares distintos. Por isso, as empresas nos informarão o setor e a função do empregado (por exemplo ajudante geral na varrição do canteiro e ajudante geral na alvenaria – trabalho em altura). A partir disso, ao acessar o SOC, as companhias terão as informações dos riscos e exames de todos os seus empregados”, complementa Queiroz.  
    Futuramente, o Seconci-SP disponibilizará às empresas, por meio do SOC, os Laudos Técnicos das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) e dos Laudos de Periculosidade e Insalubridade. Além disso, como a maioria dos treinamentos possui prazo de validade, permitirá também a definição de quais trabalhadores terão que realizar a reciclagem. 
    As empresas que desejarem obter mais informações sobre o novo sistema poderão contatar o Seconci-SP, por meio do telefone (11) 3664-5888.