2/15/2017 0h0
Laserterapia
E-mail

Laserterapia acelera o tratamento da estomatite

A estomatite, processo inflamatório que acomete a mucosa da boca, se caracteriza pelo aparecimento de aftas, acompanhadas de dor, febre e muito desconforto. Dentre as principais causas estão infecção (vírus, fungos e bactérias) e alergia a medicamentos (quimioterapia e anti-inflamatório).  De acordo com o cirurgião-dentista do Seconci-SP, dr. José Augusto Cestari, o uso da laserterapia auxilia no tratamento da doença, pois o laser alivia as dores e ativa as células da reparação no local da lesão. “A cicatrização ocorre mais rápido na maioria dos casos, porém, varia de paciente para paciente”, afirma.

“As pessoas acham que as estomatites são inflamações do estômago, porém essa é uma interpretação equivocada. A palavra estômato tem origem grega e significa boca. As estomatites são as inflamações da boca que acometem a região das bochechas, língua, gengiva e palato (céu da boca)”, explica o dentista.

O problema é mais comum até os seis anos de idade, período em que há maior transmissão da doença. Já na idade adulta, a forma mais comum é a estomatite aftosa recorrente. “Vários fatores têm sido associados a doença nessa faixa etária: anormalidades do sangue, alterações hormonais, doenças do estômago, estresse, baixa imunidade, próteses dentárias, deficiências de vitaminas e agentes infecciosos”, diz. 

O tratamento inclui cuidados especiais com a hidratação e a alimentação dos pacientes, que têm dificuldade para engolir alimentos e fazer a higiene bucal, porque a dor é muito forte.  A recomendação é procurar a ajuda de um cirurgião-dentista ao perceber os sintomas, para que se identifiquem as possíveis causas e se defina o tratamento mais eficaz.
Serviço

Empresas da construção, contribuintes ou não ao Seconci-SP, que desejam fazer um diagnóstico da saúde bucal dos seus funcionários podem contratar o serviço da entidade. Por meio da visita de uma unidade móvel odontológica, é possível conhecer a condição de saúde bucal do quadro de 
trabalhadores.

O contato deve ser feito com o setor de Relações Empresariais do Seconci-SP - 11 3664-5844
relacoesempresariais@seconci-sp.org.br