5/23/2018 0h0
Palestras Seconci-SP
E-mail

Seconci-SP promove palestras sobre 37 temas    
O Seconci-SP oferece às empresas contribuintes à entidade a contratação de palestras nos canteiros de obra e nos escritórios sobre 37 temas, ministradas por médicos e especialistas para discutir questões assistenciais, de bem-estar e familiares com os colaboradores. As temáticas mais procuradas são Aids e doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e drogas lícitas e ilícitas. 
    De acordo com Angela Nogueira Braga da Silva, coordenadora do Serviço Social da entidade, na abordagem sobre Aids, sífilis e HPV, o aumento das doenças nos últimos anos é apresentado como alerta. “Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de sífilis cresceram 5.000% em cinco anos. E a prevalência geral estimada de HPV entre jovens e adolescentes é de 54,6%”, diz. Os palestrantes reforçam a importância do uso de preservativos.
    As palestras sobre drogas lícitas e ilícitas explicam suas consequências, como cirrose e forte anemia em decorrência do uso excessivo do álcool. Os especialistas comentam como as substâncias funcionam no cérebro e proporcionam a sensação de prazer, como a nicotina presente no cigarro. E apresentam os riscos de misturar bebidas alcoólicas e entorpecentes.
    “As palestras não são teóricas. Incentivamos a interação com o público que tem espaço para dar seus depoimentos”, afirma a coordenadora. Entre os temas também são abordados, higiene geral e pessoal, alimentação saudável, planejamento familiar, tabagismo, saúde emocional (estresse, ansiedade, TOC e depressão), dengue, chikungunha e zika, entre outros. “Foram realizadas 33 palestras em 2017 com 3.143 participantes”, ressalta Angela.
    Além das palestras do Serviço Social, a área de Enfermagem realiza trabalho similar, e as mais procuradas são: primeiros socorros, hipertensão e diabetes. O Seconci-SP também desenvolve outros temas, por solicitação das empresas. 
    Confira relação completa dos temas, clicando aqui.