5/21/2019 0h0
Pequenas Cirurgias
E-mail

Seconci-SP moderniza Pequenas Cirurgias
Com a preocupação permanente de proporcionar segurança ao paciente e aos profissionais de saúde, o Seconci-SP estruturou a área de Engenharia Clínica, garantindo que equipamentos como eletrocardiógrafos, monitores de sinais vitais e desfibriladores funcionem corretamente.
    O especialista em engenharia clínica da área, Adriano Alves da Silva, explica que este setor atua em três segmentos: manutenção preventiva, calibração e manutenção corretiva dos equipamentos.
    As modernizações na área de Pequenas Cirurgias da entidade são um exemplo desta atuação. Esta área faz micro intervenções dermatológicas para a correção de lesões na pele (Nevus), fibromas, verruga, hemangioma, entre outros; e gerais, como lipoma (acumulo de gordura), cisto sebáceo, unha encravada etc.   
    Após avaliação e recomendação da Engenharia Clínica, o Seconci-SP instalou um novo Foco Cirúrgico de Teto. O equipamento proporciona iluminação mais potente com luzes de led, amplia a possibilidade de manuseio e tem capacidade de deslocamento de 360 graus.
    Outra novidade incorporada ao setor é o Bisturi Eletrônico Microprocessado, que permite procedimentos cirúrgicos seguros e precisos, trazendo mais conforto aos pacientes durante a realização do processo.
    “Na Engenharia Clínica contamos com pessoas que estão em constante aperfeiçoamento, com o objetivo de acompanhar os avanços tecnológicos que ocorrem quase diariamente”, destaca Silva.
    No Seconci-SP, todos os aparelhos contam com um prontuário, que traz todas as informações desde a sua chegada à entidade até o final da vida útil. Quando um novo equipamento é adquirido, a área faz uma avaliação para definir: instalação da nova tecnologia, treinamento de operação, necessidades de manutenção preventiva, calibração etc.
    “Com estas ações, conseguimos nos antecipar e prever possíveis problemas dos equipamentos”, completa Silva.