3/14/2017 0h0
Perda auditiva
E-mail

Seconci-SP alerta para Perda Auditiva Induzida por Ruído

Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros tinham deficiência auditiva (DA), o que representa 5,1% da população brasileira. Deste total, cerca de 2,1 milhões possuíam a deficiência auditiva severa (1,7 milhões tinham grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil eram surdos), e 7,6 milhões apresentavam alguma dificuldade auditiva. Ainda de acordo com o estudo, os mais afetados são jovens e adultos.

A otorrinolaringologista do Seconci-SP, Adriana Albarello, explica que qualquer alteração que comprometa a condução dos estímulos sonoros, de alguma forma, acarreta perda de audição. “O hábito de ouvir música em alto volume, pelo uso excessivo de fones de ouvido, doenças infecciosas, como herpes, rubéola e meningite, uso de alguns medicamentos e causas de origem genética também podem acarretar problemas auditivos”, afirma a especialista.

Ela destaca que quando o ruído é intenso e a exposição a ele é continuada, em média 85 decibéis por oito horas por dia, ocorrem alterações estruturais na orelha interna, que determinam a ocorrência da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). “O zumbido ou sensação de ouvidos tampados pode ser um sintoma de perda auditiva”, complementa.

Para evitar a perda auditiva, a médica indica algumas recomendações:
• Mantenha os ouvidos sempre limpos, mas sem excesso, pois o cerume (cera) também tem função protetora
• Faça limpeza com uma toalha após o banho
• Evite usar objetos para coçar o ouvido, pois eles podem causar traumas graves
•  Para trabalhadores da construção civil, é muito importante o uso de protetores certificados para proteção dos ouvidos. Canteiros de obra é um ambiente que concentra máquinas e equipamentos muito ruidosos, como serras elétricas e britadeiras
• Procure periodicamente realizar exames para verificar o estado da sua saúde auditiva e lembre-se diariamente destas recomendações a fim de prolongar a sua audição.