1/4/2017 0h0
Planeje-se!
E-mail

É hora de planejar a segurança do trabalho

As empresas devem aproveitar este início de ano para planejar suas ações de segurança do trabalho, e para tanto podem contar com o apoio da equipe de profissionais do Seconci-SP. A recomendação é do gerente de Segurança Ocupacional da entidade, engenheiro José Bassili.

“É importante que as companhias se adequem às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, planejem treinamentos de segurança, verifiquem se estão em dia com a documentação e os programas exigidos e se os equipamentos têm validação do Inmetro”, afirma.

Segundo Uelinton Luiz, supervisor de Segurança do Trabalho do Seconci-SP, a entidade contribui para que as empresas atendam as legislações vigentes da União, dos Estados e dos Municípios. “Identificamos os principais riscos que podem comprometer a segurança do trabalhador, e propomos soluções”, explica.

Em 2017, o Seconci-SP realizará um levantamento de dados estatísticos sobre prevenção de acidentes de trabalho na construção. “O objetivo é identificar os principais tipos de ocorrências nos canteiros de obras e saber como acontecem”, relata o profissional. A pesquisa objetivará fazer um retrato da segurança no setor e as empresas não serão identificadas.

O Seconci-SP elabora programas e relatórios, promove treinamentos exigidos pelas NRs, faz visitas técnicas aos canteiros de obras com emissão de relatório de conformidade, realiza auditoria em segurança e saúde do trabalho, produz laudos para caracterização de insalubridade e periculosidade, além de avaliações ergonômicas dos postos de trabalho.

Treinamentos também podem ser elaborados de acordo com necessidades específicas das empresas. A capacitação pode ser realizada na sede, em São Paulo, nas 12 Unidades Regionais do Estado e in company (canteiro de obra ou escritório).

Informações: 11 3664-5059 ou relacoesempresariais@seconci-sp.org.br .