5/29/2018 0h0
Previna o glaucoma
E-mail

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma foi celebrado no último sábado (26/5). A data tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção de uma doença que atingirá 80 milhões de pessoas em todo o mundo até 2020, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde.
     Edgard Macedo, oftalmologista do Seconci-SP, explica que o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível. Trata-se de doença neurodegenerativa que pode ser desencadeada pelo aumento da pressão ocular, lesionando o nervo óptico e levando à perda parcial ou total do campo visual. 
     “Por isso, é muito importante a realização de exames preventivos anualmente, em especial entre o público com mais propensão a desenvolver a doença”, recomenda. “Pessoas a partir dos 40 anos de idade, da raça negra ou asiática, com histórico na família ou portadoras de diabetes são os principais alvos dessa enfermidade”.
     O especialista ressalta que, em virtude de o glaucoma crônico não causar dores, geralmente o paciente só descobre ser portador da doença quando já está com a visão comprometida.
     O Seconci-SP dispõe de equipes especializadas que podem auxiliar as empresas tanto nas ações preventivas e de conscientização, como no tratamento. Este é feito com o uso diário de colírio, na maioria dos casos.