11/21/2017 0h0
Principais tipos e sintomas do diabetes
E-mail

O diabetes é uma doença silenciosa que atinge cerca de 415 milhões de pessoas em todo o globo, segundo levantamento mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, pesquisa do Ministério da Saúde aponta crescimento de 61,8% no número de casos diagnosticados nos últimos dez anos. 
    A endocrinologista do Seconci-SP, Carla Torres Carvalho, explica que o diabetes é uma doença causada por falta da insulina ou da sua ação. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose como fonte de energia. O diabetes ocorre quando a quantidade de insulina é insuficiente ou há dificuldade na sua ação para o controle do excesso de glicose advinda dos alimentos. 
    “Existem dois tipos de diabetes. No tipo 1, que é autoimune, o pâncreas perde a capacidade de produção adequada de insulina. Apesar de também ser verificada em adultos, é mais comum em crianças e está ligada a questões genéticas. Já no tipo 2, que é encontrado com maior frequência em pessoas com sobrepeso, há a produção da insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, gerando a chamada resistência insulínica e, por consequência, o diabetes”, ressalta Carla. 
    Na maioria dos pacientes a doença não apresenta sintomas, mas já causa danos. Quando há descompensação importante, os principais sintomas são sede e urina excessivas, cansaço anormal e emagrecimento. As células que morrem, de acordo com a endocrinologista, não se regeneram mais, por isso o diabetes não tem cura. Porém, a mudança de hábitos alimentares, com a diminuição da ingestão de açúcares e gorduras saturadas, aliada à inserção de atividade física na rotina, traz uma melhora dos níveis glicêmicos e a possibilidade de uma vida normal.