6/26/2018 0h0
Refrigerantes
E-mail

O consumo excessivo de refrigerantes pode causar hipertensão, cálculo renal, obesidade, enfraquecimento ósseo e até afetar os dentes. 
    De acordo com o dr. José Paulo da Silva, dentista do Seconci-SP, “os refrigerantes podem causar cárie em qualquer idade, devido aos ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar, presentes em grande quantidade. Até aqueles sem açúcar e/ou diet podem ser prejudicais, pois têm potencial para desmineralizar o esmalte dos dentes”. 
     “A criançada e os jovens estão consumindo cada vez mais esse tipo de bebida, aumentando a quantidade a cada dia: de 180 ml na década de 80 para 500 ml nos anos 90”, comenta o dentista especializado em Odontologia do Trabalho.
     Tanto crianças, como adolescentes e adultos podem substituir os refrigerantes por bebidas com menos açúcar, como água, sucos naturais e água de coco.
     Além disso, o dentista recomenda os seguintes cuidados na hora da escovação:
þ Escovar os dentes após todas as refeições.
þ Usar creme dental com flúor para reduzir a probabilidade de cáries e fortalecer o esmalte dos dentes.
þ Usar o fio dental sempre após as refeições entre os dentes. O fio deve ser puxado lateralmente para não machucar a gengiva. Importante evitar o uso de palitos para limpar essas áreas, pois não são indicados e podem ferir as gengivas. 
þ Fazer bochechos com solução bucal ou enxaguante auxiliará no combate aos ácidos presentes na boca ou na prevenção e combate à cárie.
þ Enxaguar, sempre que possível, a boca apenas com água depois da ingestão de refrigerantes, para remover os vestígios e diminuir a exposição aos ácidos. 
þ Buscar orientação constante do dentista, seguindo recomendações para o uso do creme dental e do enxaguante bucal adequado a cada caso. O profissional ainda poderá indicar e realizar a aplicação de flúor na forma de espuma, gel ou solução. Os cremes dentais possuem dosagem correta de flúor para reduzir o nível de bactérias na boca e a acidez, e também existem enxaguantes de diversos sabores.