5/29/2018 0h0
Saúde bucal na gravidez
E-mail

As mulheres precisam manter a saúde bucal durante a gestação e não deixar de ir ao dentista. A recomendação é de Márcia Regina Seki, dentista do Seconci-SP. Segundo ela, o ideal é que a mulher procure o dentista para uma avaliação antes da gestação, pois se for necessário algum tipo de tratamento, a paciente poderá realizá-lo sem nenhum risco ao bebê. 
     Quando for preciso realizar algum procedimento odontológico durante a gravidez, o período mais indicado é entre o quarto e sexto mês de gestação. “No entanto, se a mulher sentir dor, deve procurar o dentista, independentemente do mês em que estiver a gestação”, ressalta.
     Quando procurar o dentista para realizar qualquer procedimento, é importante a mulher informar que está gravida. Assim, o profissional solicitará ao médico que acompanha a gestação uma autorização por escrito, apontando a medicação e tipo de anestésico a serem utilizados.
     Uma higiene bucal adequada, com o uso regular do fio dental, ajuda a evitar a inflamação da gengiva, a gengivite. Ela esclarece que o bebê recebe o cálcio que vem da alimentação da gestante e, se houver carência, o corpo da mulher o retira dos seus ossos e não dos dentes. Por esta razão, a dentista comenta ser tão importante a gestante manter uma dieta equilibrada, rica em cálcio, proteínas, vitaminas, fósforo e ferro, além do acompanhamento pré-natal. “E evitar o consumo de alimentos ricos em açúcares, bebidas alcoólicas, fumo e drogas, que afetam diretamente o bebê”.