11/21/2018 0h0
Saiba como prevenir o diabetes
E-mail

Doença que pode ocasionar graves problemas de saúde se não for tratada, o diabetes é causado por falta da insulina ou da sua ação para o controle do excesso de glicose adquirida nos alimentos. O organismo necessita de insulina para utilizar a glicose como fonte de energia. A doença pode ter caráter hereditário e também surgir por maus hábitos de alimentação e sedentarismo.
    As explicações são da endocrinologista do Seconci-SP Carla Torres Carvalho, informando que há dois tipos de diabetes. No tipo 1, autoimune, o pâncreas perde a capacidade de produção adequada de insulina. Verificada em adultos, é mais comum em crianças e está ligada a questões genéticas. Já no tipo 2, encontrado com maior frequência em pessoas com sobrepeso, há a produção da insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, gerando a resistência insulínica e, por consequência, o diabetes.
    Por ser uma enfermidade que demora a apresentar sintomas, é importante que as pessoas realizem exames de sangue periodicamente, façam exercícios e tenham alimentação equilibrada, diminuindo a ingestão de açúcares e gorduras.
Algumas dicas alimentares:
• Evite ingestão excessiva de doces, refrigerantes e sucos de caixinha.
• Prefira frutas na sobremesa e consuma moderadamente as que têm muita frutose (açúcar da fruta), como manga, banana, papaia e lichia.
• Se for diabético, prefira comer a fruta a ingerir seu suco.
• Consuma moderadamente pães e massas, mesmo os integrais.
• Acrescente às refeições alimentos ricos em fibras funcionais, como chia, linhaça dourada e casca de maracujá.
    A médica salienta que o diabetes não tem cura, mas tomando todos esses cuidados alimentares e se exercitando regularmente, é possível equilibrar os níveis de glicemia (nível de açúcar no sangue) e ter uma vida normal.