4/18/2016 0h0
Seconci-SP oferece avaliação fisioterapêutica pré-admissional
E-mail

Diagnosticar doenças osteomusculares pré-existentes, como problemas nos joelhos, ombros, punhos, cotovelo, mãos e coluna, além de detectar a possibilidade do surgimento destas enfermidades entre os trabalhadores da construção civil, é o novo serviço oferecido pelo Seconci-SP. Trata-se de uma nova forma de usar a ergonomia e a avaliação cinética funcional no processo pré-admissional.

“O exame físio-ortopédico é fundamental para que as empresas possam determinar a condição exata do candidato que será contratado. Esta informação é muito útil para o médico do trabalho, contribuindo para uma melhor análise do colaborador”, explica a fisioterapeuta do Seconci-SP, Elaine de Almeida.

Além de complementar o exame admissional, a avaliação também contribui para que a empresa faça a preparação correta do trabalhador para a função que ele vai desempenhar na obra. O exame técnico foi desenvolvido em conjunto entre os setores de Fisioterapia e Segurança Ocupacional da entidade.

“Durante a avaliação são realizados testes funcionais, de amplitude dos movimentos e da força muscular. No relatório final, informamos a capacidade funcional do candidato para o posto de trabalho”, exemplifica a fisioterapeuta.

Com este material em mãos, o médico do trabalho pode selecionar os candidatos com mais precisão, ou ainda sugerir o encaminhamento para outra função dentro do canteiro, que não tenha relação com a doença ou a lesão pré-existente.

“Este é mais um recurso que pode ser utilizado por empresas que atuam ativamente com a prevenção de doenças e estão preocupadas com a saúde do trabalhador”, conclui a especialista