9/12/2017 0h0
Seconci-SP sedia reunião sobre SST
E-mail

O Comitê Permanente Nacional (CPN) da Norma Regulamentadora 18, que trata de SST (Segurança e Saúde do Trabalho) na construção civil, concluiu a redação de uma proposta tripartite de atualização das diretrizes para o item NR 18.21 - Instalações Elétricas, da referida norma. Esta foi uma das ações empreendidas pelo comitê, em sua reunião nos dias 30 e 31 de agosto, na sede do Seconci-SP. 
    Conduzido pelo coordenador da CPN e chefe da Fundacentro/PE, Mauricio Viana, o encontro contou com a participação do vice-presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, e do conselheiro Yves Mifano, ambos representando a bancada patronal do comitê. 
    Segundo Ishikawa, a principal mudança proposta é a elaboração de projeto elétrico por profissional habilitado para instalações provisórias, como as existentes nos canteiros de obras. Outra sugestão é a obrigatoriedade de treinamento e capacitação dos trabalhadores para prevenir riscos. As propostas seguiram para aprovação da Comissão Tripartite Paritária Permanente, que se reunirá em 19 e 20 de setembro, em Brasília.
    A CPN também avançou na redação da proposta de atualização do item NR 18.13 – Medidas de Proteção contra Quedas de Altura.