9/25/2018 0h0
Suicídio
E-mail

Suicídio: saiba como prevenir
Por ser a 13ª maior causa de mortes no mundo, a Organização Mundial de Saúde estipulou 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio e denominou este mês de Setembro Amarelo. O objetivo é chamar a atenção sobre a importância de a sociedade falar abertamente sobre o problema que atinge principalmente adolescentes e adultos até os 35 anos, para preveni-lo. Na construção civil paulista, dois casos se registraram em canteiro de obras no ano passado.
     A dra. Amara Alice Darros, psiquiatra do Seconci-SP, orienta que falar sobre suicídio ajuda a desmitificá-lo. “A pessoa pode suicidar-se por impulso, ao se deparar com um problema que lhe pareça insolúvel. Por isso, é importante não menosprezar e oferecer apoio a quem fala em dar fim à vida, mesmo que ela não pareça estar deprimida”, afirma.
     A dra. Mara Alice chama a atenção para a importância de “fatores protetores”, que minimizam o risco de suicídio: um bom suporte familiar, realização profissional, capacidade de adaptação, autoestima e prática de atividades prazerosas como exercícios físicos e danças. 
     Segundo Angela Nogueira Braga da Silva, coordenadora do Serviço Social do Seconci-SP, mestres de obras, encarregados e profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho devem estar atentos para identificar sinais de alerta e darem apoio ao funcionário em situações como sofrimento com bullying, isolamento ou atitudes antissociais sem motivo aparente.
    Ela ressalta a importância de pais e acompanharem as atividades dos filhos nas redes sociais, pois nem sempre as crianças e adolescentes possuem maturidade para lidar com as frustações e podem tomar decisões de forma desesperada.
     A mesma atenção deve ser dada a pessoas mais velhas, pois a aposentadoria ou a saída dos filhos de casa podem ser traumáticas, completa a dra. Amara Alice. Nestas situações, manter-se ativo e receber o apoio da família e dos amigos é fundamental.
     A psiquiatra destaca ser muito importante se buscar apoio profissional para enfrentar este momento. O Seconci-SP conta com um corpo médico multidisciplinar preparado para apoiar o trabalhador e seus familiares. O Serviço Social tem apresentações prontas para realizar palestras nas empresas, customizando-as.