8/11/2016 0h0
Trabalho Seguro
E-mail

Seconci-SP participa de campanha Trabalho Seguro no vão livre do Masp

Pelo quarto ano consecutivo, o Seconci-SP, a convite do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, participou das ações preventivas do Programa Trabalho Seguro, no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo).  A Campanha foi realizada no dia 3 de agosto e teve como objetivo divulgar a Política Nacional de Prevenção de Acidentes e promover a conscientização da população, por meio de boas práticas.

A equipe de Enfermagem do Seconci-SP aplicou gratuitamente testes de glicemia e aferição de pressão arterial a todos os que passaram pelo local. Em seu discurso, o vice-presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, lembrou que a construção civil ainda está entre os setores que mais registram acidentes do trabalho. “Temos Normas Regulamentadoras específicas para a construção, como a NR-18, que completa 21 anos e tem de ser aplicada e não ficar restrita ao papel. Investir na saúde e na segurança dos trabalhadores significa lucro certo para as empresas”, destaca Ishikawa.

O tema deste ano tratou da importância dos cuidados com a saúde mental do trabalhador.  A desembargadora Leila Chevtchuk, diretora da Escola Judicial, afirmou que os transtornos mentais são a segunda maior causa de afastamento no Brasil. Apenas os casos de depressão representam 19% dos auxílios-doença, correspondendo a R$ 2 bilhões por ano. “Não podemos esquecer o estigma e o preconceito que essas doenças carregam, o que reforça a necessidade de discutir esse assunto com toda a sociedade”.

Outras empresas e instituições se engajaram nessa Campanha, como a AES Eletropaulo, Defesa Civil, Faculdade de Fisioterapia da Universidade Mackenzie, Fiesp, Fundacentro,  IBGPAT – Instituto Brasileiro de Gestão em Prevenção de Acidentes do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Natura, Previdência Social, Sindicato dos Comerciários e a Secretaria de Estado da Saúde.

Veja a matéria sobre a participação do Seconci-SP, no Jornal da Cultura – 1ª Edição