6/5/2018 0h0
Tripartismo
E-mail

Seconci-SP destaca importância do tripartismo  
 O presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, afirmou que o tripartismo, reunindo trabalhadores, empregadores e governo na elaboração e atualização da NR-18 (Norma Regulamentadora de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção)  “é benéfico para o desenvolvimento econômico e social do país”.
    Ao abrir o Seminário 25 Anos de Tripartismo na NR-18 em 30 de maio na Fundacentro, o presidente do Seconci-SP enumerou os princípios que a seu ver precisam nortear o tripartismo: buscar o consenso (“ouvir as outras partes e buscar soluções que atendam a todos”); livrar-se de preconceitos (“fazer das nossas diferenças uma forma de enriquecer o processo, e não de travar a elaboração e a atualização da NR-18”); e fazer o bem de forma realista e viável (“disposição das partes em se abrir a novas perspectivas e pontos de vista”).
    “No que depender do Seconci-SP e do SindusCon-SP, sempre estaremos na linha de frente do aperfeiçoamento da NR-18, dentro dos princípios do tripartismo transparente e equilibrado”, afirmou.
    Também participaram da abertura a presidente da Fundacentro, Leonice de Paz, e o ex-secretário de DSST, Jófilo Lima, homenageado por ter sido um dos articuladores da NR-18. Entre os palestrantes, Uelington Luiz, supervisor de SST do Seconci-SP, mostrou os aspectos ergonômicos na construção civil no eSocial. O evento foi realizado pelo Instituto Trabalho e Vida, com o apoio desta entidade.