6/23/2020 0h0
Workshop da nova NR 18
E-mail

Um público recorde de 750 pessoas assistiu ao workshop técnico nacional online, realizado por Seconci-SP e SindusCon-SP em 17 de junho,  sobre as inovações da nova Norma Regulamentadora (NR) 18, que entrará em vigor em 2021.
    Abrindo o evento, Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, destacou o grande mérito da nova NR 18, “mais enxuta, objetiva e que descreve o que fazer, e não como deve ser feito”. Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, louvou o trabalho de Ishikawa na liderança da bancada empresarial integrante do grupo triparte que reelaborou a norma em 2019.
    Marco Antonio Melchior, superintendente Regional do Trabalho no Estado de São Paulo (SRTE-SP), parabenizou a ação tripartite. Renata Matsmoto, chefe de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE-SP, elogiou a atuação do Seconci-SP nas ações de prevenção a acidentes e no combate à Covid-19.
Amplas orientações
    Flavia Coelho, gerente Executivo Comercial e de Serviços do Seconci-SP, apresentou as ações da entidade de prevenção ao novo coronavírus, levando informações aos canteiros de obras, divulgando orientações por meio de mais de 200 notícias e reportagens na mídia, e realizando com o SindusCon-SP uma pesquisa semanal nos canteiros.
    A gerente informou sobre a disponibilização, às empresas contribuintes ao Seconci-SP, de aquisição a preço de custo de testes sorológicos para seus funcionários, tendo já sido aplicados perto de 5 mil testes. E apresentou o Programa SOS – Seconci-SP Obra com Saúde, que disponibiliza a contratação de profissionais de enfermagem para atuarem nos canteiros de obras. O programa beneficia cerca de 11 mil trabalhadores em 90 canteiros, informou.
    O dr. Giancarlo Rodrigues Brandão, gerente de Medicina Ocupacional do Seconci-SP, afirmou que o diferencial da entidade é a aplicação de todos os testes acompanhados de consulta médica, para orientação e apoio psicológico aos pacientes. Informou que o Seconci-SP criou a Hotline telefônica, por meio da qual os médicos dão suporte às empresas e seus funcionários, orientando desde o diagnóstico até o retorno ao trabalho.
Normas integradas
    José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, apresentou um panorama da NR 18 e sua integração com as demais normas de SST. Ele destacou não haver prejuízo para a segurança dos trabalhadores na nova norma.
Antonio Pereira do Nascimento, auditor fiscal do Trabalho, e Gianfranco Pampalon, ex-auditor fiscal e consultor de SST, detalharam as inovações da nova NR 18, tais como o Programa de Gerenciamento de Riscos, as responsabilidades dos engenheiros e técnicos de segurança, os cuidados em escavações, instalações elétricas e prevenção às quedas, e as mudanças nas áreas de vivência. Clique aqui, e confira na íntegra