Como é a realidade dos acidentes de trabalho no Brasil?

0

82

Os acidentes de trabalho ainda são uma triste realidade para todos os brasileiros, segundo dados divulgados pela Previdência Social, cerca de 5 milhões de acidentes de trabalho aconteceram por ano aqui no Brasil, entre 2007 e 2013, onde cerca de 45% acabaram em morte, em invalidez permanente ou afastamento temporário do emprego.Nesse período, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desembolsou quase R$ 58 bilhões com indenizações aos acidentados. Esses dados são bem preocupantes, já que o trabalhador sofre com consequências físicas e psicológicas.

Além disso, o INSS apontou que em terceiro lugar, os prejuízos possivelmente são suportados pela empresa. Para que isso seja diminuído, o Ministério do Trabalho e Emprego lançou em 2015 a Estratégia Nacional para Redução de Acidentes do Trabalho. Esse processo foca em ampliar as ações do governo para reduzir os acidentes e as doenças de trabalho no Brasil a partir destes quatro parâmetros, intensificação das ações fiscais; pacto Nacional para Redução dos Acidentes e Doenças do Trabalho no Brasil; Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e  ampliação das análises de acidentes de trabalho realizadas pelos auditores fiscais do trabalho, melhorando sua qualidade e divulgação.

Nessa campanha, segundo informações do Ministério do Trabalho, de janeiro a março, foram realizadas 26.378 ações fiscais em Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil. Nessas fiscalizações, foram alcançados mais de 3 milhões de trabalhadores. Os auditores fiscais do trabalho fizeram 16.545 notificações, autuaram 25.902 empresas e 1.108 foram embargadas/interditadas.

O que podemos “aprender” com esses dados é que existe no Brasil um grave problema: o alto índice de acidente de trabalho e suas consequências à sociedade.  Portanto, se você tem uma empresa é preciso ficar atento a qual segurança seus funcionários estão tendo na rotina de trabalho. Por conta de todos esses detalhes,  fazer o atestado admissional e o demissional é importante para a empresa que se preocupa com a saúde do trabalhador.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook