4/12/2016 0h0
Escola Descentralizada de Saúde

Ensino Médico

Os Programas de Ensino Médico são realizados em Unidades administradas pelo Seconci-SP, cabendo ao Iepac a organização e realização de todo o processo seletivo, gestão dos processos administrativos vinculados e o acompanhamento do processo de ensino.

PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Realizados nos hospitais públicos estaduais que se encontram sob a administração do Seconci-SP (Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Regional de Cotia e Hospital Estadual de Sapopemba), a Residência Médica teve início em 2008, por ocasião do credenciamento pelo MEC/CNRM do Programa de Cirurgia Geral do Hospital Estadual Vila Alpina. A partir de 2014, segue com os credenciamentos dos novos Programas de Residência Médica nos Hospitais, em diferentes especialidades, disponibilizando anualmente as vagas para o ingresso no primeiro ano através de Escolha Pública realizada pelo SUS/SES-SP, conforme quadro abaixo:


Programa de Especialização em Endoscopia Ginecológica

Com carga horária de 740 horas, o curso ocorre no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Barradas, desde 2010, em colaboração com o Hospital Estadual Vila Alpina e o Hospital Estadual de Sapopemba, disponibilizando quatro vagas anualmente.

Veja as informações sobre o próximo Programa:
Edital
- Programa
- Cartaz

Campos de Estágio Complementares

  • O Iepac aprecia solicitações oriundas de instituições de ensino para a realização de campos de estágio complementares de ensino médico, vinculados aos Programas de Residência Médica em diferentes especialidades, nas Unidades administradas pelo Seconci-SP.

Treinamento de Cirurgia Geral – Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)

Trata-se de um estágio de especialização em Cirurgia Geral para médicos, com credenciamento do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), realizado no Hospital Estadual de Sapopemba.

A publicação se encontra aqui

Campos de Aprendizagem

O Iepac, por meio da gestão das parcerias com diversas instituições de ensino, oferece anualmente cerca de 5000 vagas, com mais de 25 mil horas de campos de aprendizagem nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. As contrapartidas obtidas das instituições parceiras possibilitam o acesso de colaboradores aos diversos cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação. A solicitação de campos nas instituições de ensino devem seguir as seguintes etapas:

I – A solicitação pela instituição de ensino deverá ocorrer pelo e-mail: iepac@seconci-sp.org.br, obedecendo os seguintes períodos:

II – Preencher o formulário (link disponível no final da página), salvar e enviar para iepac@seconci-sp.org.br

III – O Iepac entra em contato com a instituição de ensino solicitante para negociar as condições contratuais em que se dará o campo, tendo em vista a necessidade da instituição de ensino solicitante e a disponibilidade pactuada com a Unidade Assistencial.

IV – Em caso de aprovação, toda a documentação deverá estar disponível até quinze dias antes do início do campo e o Iepac fará contato com a Unidade Assistencial para agendar o reconhecimento de campo pelo professor que acompanhará os alunos.

V – O Iepac encaminhará para a Unidade Assistencial o Programa de Estágio, a listagem de alunos e o nome do professor que os acompanhará, o respectivo Seguro de Acidentes Pessoais e a cópia da Carteira de Vacinação atualizada dos participantes.

Importante: Nenhum campo terá início antes da formalização completa da documentação

Planilha de solicitação
____________________________________________________________________
Concurso de Seleção para Residência em Cirurgia e Traumatologia
Buco-Maxilo-Facial 2021 do Conjunto Hospitalar de Sorocaba- CHS

Resultado Final 
Edital
Inscrições encerradas.