5/25/2021 0h0
Evite o absenteísmo de corpo presente por causas odontológicas
E-mail

 

O absenteísmo de corpo presente é aquele em que o trabalhador comparece à empresa, porém diminui sensivelmente seu desempenho por problemas de saúde. E entre esses problemas figuram causas odontológicas, de acordo com o dr. Antônio Luiz Bianco, cirurgião-dentista do Seconci-SP.

“Qualquer problema bucal irá gerar desconforto. Dor de dente impacta a qualidade de vida, traz sofrimento e diminui a produtividade. Provoca alterações de humor e comportamento, torna o trabalhador irritadiço e intolerante em suas relações pessoais e o sujeita a erros e acidentes”, comenta o dr. Bianco.

Daí a importância de as empresas contarem com atendimento odontológico em seus programas de saúde ocupacional, recomenda o especialista. Voltado à prevenção e recuperação de problemas bucais, este atendimento se baliza pela aferição de indicadores tais como alta incidência de cáries e perdas dentais, significativo uso de próteses e comprometimento gengival severo.

Segundo o dr. Bianco, o dentista trabalha de forma integrada com o médico do Trabalho, pois algumas doenças ocupacionais revelam seus sintomas iniciais na boca. Por exemplo, agressões por agentes químicos levam a alterações bucais como lesões na mucosa e nas gengivas, salivação, boca seca e ardor.

“O trabalho deve ser prazeroso e trazer realização profissional e pessoal ao trabalhador. Exercido desta forma, traz um rendimento superior, beneficiando a empresa neste ambiente concorrencial em que o domínio da tecnologia e a produtividade são fundamentais. As empresas que proporcionam atendimento odontológico têm menores índices de faltas ao trabalho e de absenteísmo de corpo presente.”

No Seconci-SP, o serviço odontológico faz parte do atendimento ambulatorial prestado às empresas contribuintes. A entidade também dispõe de unidades móveis odontológicas que se deslocam até as empresas para a realização de consultas. Informações: relacoesempresariais@seconci-sp.org.br ou (11) 3664-5844.?