Oferecendo exames médicos e odontológicos, o Seconci-SP participou ativamente do 15º ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família SindusCon-SP, realizado em 27 de setembro, reunindo trabalhadores da construção e familiares em um dia de atividades voltadas à cidadania, saúde, lazer e valorização profissional, em dez cidades paulistas.
Na abertura do evento, no Sesi-SP de Osasco, Maristela Honda, presidente do Seconci-SP, declarou que “o ConstruSer proporciona lazer, cultura, saúde, educação, cidadania. Mas o mais importante é que tudo isso acontece dentro do convívio familiar. Vivenciar o ConstruSer junto com cônjuges, pais e filhos fortalece os vínculos familiares do trabalhador. Transmite aos familiares um sentimento de orgulho pelo pertencimento do trabalhador a um setor tão importante como o da construção civil. E representa para os nossos colaboradores o reconhecimento e o agradecimento por sua contribuição ao desenvolvimento do Brasil.”
Haruo Hishikawa, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP, afirmou que “o sucesso do ConstruSer só é possível com o apoio de parceiros como Seconci-SP, Sesi-SP, Senai-SP e o apoio do Sintracon-SP”.
O Seconci-SP ofereceu atendimentos em aferição de pressão arterial e nível de glicemia, cálculo de IMC, orientações sobre saúde mental e atendimento odontológico. O Senai-SP promoveu atividades práticas de capacitação para familiares, e o Sesi-SP organizou apresentações culturais, gincanas, jogos esportivos e oficinas artísticas.
Para o presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan, “o ConstruSer é uma ótima oportunidade de fortalecer os laços familiares, a saúde mental e a qualidade de vida. Também é um momento especial para inspirar os filhos dos trabalhadores a se interessarem pelo setor da construção civil.”
As piscinas e quadras esportivas ficaram lotadas, enquanto o público acompanhou com entusiasmo o sorteio de prêmios, que incluiu uma motocicleta e diversos eletrodomésticos. Além das atividades recreativas, houve churrasco, orientação para compra da casa própria, encaminhamento de vagas de emprego, e atendimento sobre dúvidas referentes ao INSS.
Entre os participantes, o carpinteiro de segurança João Batista Fagundes compareceu pela décima vez. Ele levou 56 pessoas, entre esposa, filho, mãe, irmãos, outros familiares e amigos. “Eu não perco nenhum ano. Gosto do churrasco, do atendimento dos voluntários e principalmente das piscinas. É a data mais aguardada por mim e pelos meus companheiros de trabalho”, disse.
Com 15 edições realizadas desde 2008, o ConstruSer já beneficiou mais de 352 mil pessoas e segue como um dos maiores encontros de valorização dos trabalhadores da construção civil do Brasil.