Pesquisar

Higiene oral é fundamental para a saúde

A boca é uma das principais portas de entrada para as bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Daí a importância da higiene oral, pois “a saúde começa pela boca”, frase famosa lembrada pela dra. Luciana Abrahão Derenzo, dentista do Seconci-SP, por ocasião do Dia Mundial da Saúde Bucal (20 de março).

“As doenças bucais afetam tanto os dentes quanto a gengiva e outras mucosas da boca. Entre as doenças de boca mais comuns estão a cárie, que se inicia no esmalte do dente. Ela é causada pelos ácidos liberados por bactéria que consomem resíduos alimentares depositados sobre os dentes”, afirma a dra. Luciana.

Ela também alerta para a gengivite, uma inflamação que afeta a gengiva. É provocada também por bactérias que se instalam nas bordas das gengivas em função da higiene bucal inadequada, liberando um ácido. “Com isso, nosso organismo reage com uma resposta inflamatória, causando sangramento do tecido gengival durante a escovação, vermelhidão, inchaço e mau hálito”, diz.

Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, na qual a película formada pela placa bacteriana calcifica (endurece) e vira tártaro. “Consiste num quadro de inflamação mais grave, afetando os tecidos que sustentam os dentes, causando mobilidade (dente mole) e em casos mais avançados até mesmo a perda dental”, diz.

A dentista alerta que eventualmente as bactérias dessas doenças não tratadas podem cair na corrente sanguínea, provocando endocardite (inflamação que afeta o coração) bacteriana, principalmente em pessoas que tenham comorbidades.

Prevenção

Segundo a dra. Luciana, esses são alguns exemplos mais conhecidos de doenças que podem acometer nossa saúde bucal. “A maioria delas é prevenida com uma boa higiene oral com escova de cerdas macias e cabeça pequena, e uso correto de fio dental após as refeições, principalmente antes de dormir. Um acompanhamento pelo dentista também é fundamental, para completar os cuidados tomados em casa. Assim a frequência mais adequada para fazer uma avaliação é ir ao dentista a cada seis meses, mesmo que aparentemente não haja nada de errado na boca.”

No canteiro de obras, o ideal é escovação e uso de fio dental após as refeições. “A escova deve ser guardada em um recipiente para que não fique úmida, ou protegida com uma capinha para se evitar contaminação. Se não for possível fazer a higiene bucal após cada refeição, é fundamental tomar esse cuidado à noite após o jantar.”

A dentista também recomenda manter uma dieta equilibrada, evitando o consumo de alimentos ricos em açúcar, diminuindo assim o risco de desenvolvimento de problemas bucais. “Cuide da saúde da sua boca, prevenir sempre é o melhor remédio!”, finaliza.

Compartilhe

Relacionados