Pesquisar

Seconci-SP abre mais 52 vagas de residência médica em 12 especialidades

O Seconci-SP abriu neste ano 52 novas vagas de residência médica em 12 especialidades, nos hospitais de excelência da rede pública estadual, administrados pela entidade. O Programa de Residência Médica do Seconci-SP existe desde 2008, na especialidade de cirurgia geral, no Hospital Estadual Vila Alpina. Em 2014, os Programas foram ampliados com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, que contribuiu com a expansão do projeto para os demais hospitais.

Os Programas de Residência Médica do Seconci-SP são credenciados no Ministério da Educação e utilizam o processo seletivo promovido pela SES-SP/SUS-SP. Dra. Norma Araujo, superintendente do IEPAC (Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana), do Seconci-SP, e coordenadora corporativa dos programas, explica que os candidatos podem escolher fazer a residência em um dos cinco hospitais sob gestão do Seconci-SP: Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), Hospital Regional de Cotia (HRC), Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA), Hospital Estadual de Sapopemba (Hesap) e Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Anualmente, essas Unidades mantêm cerca de 128 médicos em processo de formação, orientados por profissionais de notório saber. “Os programas têm duração de dois ou três anos, com exceção da neurocirurgia, oferecida no CHS, que é de cinco anos. Como eles têm durações diferentes, formamos em média de 45 a 50 profissionais todos os anos. Para o Seconci-SP, que sempre guiou seu atendimento pela excelência e nos princípios da assistência humanizada aos pacientes, poder participar e contribuir com a formação de novos especialistas faz parte da nossa missão”.

São 12 especialidades médicas: clínica médica, anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, medicina intensiva pediátrica, neonatologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, radiologia e diagnóstico por imagem, e urologia.

Unidades de excelência

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra e o Hospital Regional de Cotia detêm selo de Acreditação, no nível 3, que é o de excelência, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Hospital Estadual Vila Alpina e o Hospital Estadual de Sapopemba têm a certificação Qmentum International Diamond Accreditation (acreditação canadense). Já o Conjunto Hospital de Sorocaba, que a passou a ser administrado pelo Seconci-SP em novembro de 2018, está em processo de acreditação.

“Vale destacar que o CHS é a principal unidade pública de saúde da sua região e referência em procedimentos de média e alta complexidade, como traumatologia, oncologia e queimados. Esta também é a unidade onde cerca de 220 médicos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) fazem o estágio prático da residência médica”, informa a superintendente.

Dra. Norma ressalta que os médicos que fizerem a sua residência nos Hospitais de Itapecerica da Serra, Cotia, Vila Alpina e Sapopemba, terão acesso às plataformas digitais Dynamed e Medline. “Essas bases de dados reúnem artigos, imagens e diversas referências, oferecendo subsídios para o atendimento ao paciente com base científica e nível internacional, representando o compromisso da direção do Seconci-SP em proporcionar uma formação de excelência”.

Como as restrições da pandemia de Covid continuam, a publicação da convocação para escolha de vagas e matrículas será feita on-line. Para ter acesso: www.quadrix.org.br .

Compartilhe

Relacionados