Pesquisar

Seconci-SP inaugura serviço de radiografia panorâmica

O Seconci-SP, sempre preocupado em adotar práticas clínicas visando a segurança do paciente, acaba de disponibilizar a radiografia panorâmica, em sua Unidade Central.

O dr. Jefferson Brandão, gerente de Odontologia da entidade, explica que a radiografia panorâmica é um exame de imagem que auxilia os cirurgiões-dentistas em diversos procedimentos odontológicos. “Esta tecnologia tem muita importância para a nossa saúde bucal, auxiliando os profissionais no diagnóstico ou em uma investigação completa das estruturas da boca e da face.”

“A radiografia panorâmica possibilita ao dentista a observação de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas adjacentes, em uma única tomada radiográfica. Permite visualizar estruturas internas da região da boca, sendo uma das técnicas radiográficas mais solicitadas e difundidas na especialidade Radiologia Odontológica”, destaca o gerente.

As imagens radiográficas ajudam o profissional a emitir uma hipótese diagnóstica e, assim, definir o melhor tratamento para cada pessoa. “A radiografia panorâmica é importante porque nem todo problema bucal ou característica anatômica está em evidência aos olhos do profissional. Sem esse exame, o dentista poderá ter mais dificuldade em emitir um diagnóstico preciso; já com este recurso, fica mais fácil indicar e planejar o tratamento de que o paciente necessita”, reforça Brandão.

 

012

 

Aplicações

Um exemplo clássico – prossegue o gerente – é quando os dentes do siso estão inclusos. Mediante uma exposição única de raio-x, a radiografia panorâmica permite investigar a posição deles em relação às estruturas vizinhas. Isto reduz ao máximo a possibilidade de acontecer algum evento adverso durante a extração desses dentes. Também permite visualizar se houve prejuízo para os dentes vizinhos, e se há infecção ou lesões envolvidas.

“A utilização deste exame também tem amplas indicações em Odontopediatria, principalmente na prevenção de problemas, acompanhando a erupção dos dentes das crianças e no diagnóstico de distúrbios dentais e faciais delas.”

O preparo para o exame é simples e não apresenta nenhum tipo de complicação para a sua realização: basta tirar os adornos de metal, como brincos, piercings, próteses removíveis e outros itens, que possam interferir com os raios-x emitidos pelo aparelho.

Compartilhe

Relacionados