Pesquisar

Uso excessivo de telas é prejudicial à visão

O Brasil é o segundo país em que as pessoas mais passam tempo usando a internet. De acordo com a pesquisa Digital 2023: Global Overview Report, da DataReportal, o brasileiro gasta, em média, nove horas e meia em frente a telas por dia. No entanto, o uso excessivo de dispositivos como smartphones e computadores afeta a saúde ocular. É o que alerta o dr. Kleber Eidi Shimono, oftalmologista do Seconci-SP, por ocasião do Dia da Saúde Ocular (10 de julho).

Segundo o especialista, o tempo excessivo em frente às telas provoca astenopia, o desconforto ocular causado pelo esforço de foco. O uso prolongado da visão pode causar dores de cabeça e visão turva. “A utilização excessiva das telas também está associada ao aumento da incidência de miopia, principalmente em crianças e adolescentes, e ao olho seco, devido à redução do reflexo de piscar”, alerta.

Para pessoas que trabalham com computadores e celulares, o oftalmologista recomenda pausas para descansar os olhos. “Não há um tempo exato de intervalo. Pode ser a cada três horas, por exemplo, mas quanto menor o tempo seguido de uso da tela, melhor”. Shimono também sugere, ainda, olhar para o horizonte, de preferência em um ambiente aberto.

Prevenção nos canteiros

Para os trabalhadores da construção civil, o dr. Shimono ressalta ser indispensável o uso de Equipamentos de Proteção IndividuaI (EPIs), como óculos de proteção ou máscara facial, principalmente durante o uso de roçadeiras, esmerilhadeiras (a famosa makita), lixadeiras, elásticos com risco de ruptura e soldas. “Estas são as atividades nas obras que apresentam maior risco de trauma e perfuração ocular.”

O oftalmologista também recomenda o uso de óculos com filtro que bloqueiem raios ultravioletas e UVA e UVB. E uma vez que o ambiente do canteiro é sujeito a poeira, o ideal é utilizar colírios lubrificantes, preferencialmente sem conservantes, para limpar e lubrificar a superfície ocular.

“O trabalhador da construção civil está sujeito a fagulhas, poeira e ácidos, que podem entrar em contato com os olhos se não utilizar os equipamentos corretos”, afirma Gianfranco Pampalon, consultor de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) do Seconci-SP.

Pampalon ainda explica que, para cada atividade no canteiro, há uma proteção específica. “O soldador utiliza lente para radiação, por exemplo. Os óculos de proteção para manuseio de esmerilhadeira precisam ser resistentes a fragmentos que se soltam das peças. E há também a máscara de proteção facial antichama, em caso de arco elétrico”, completa.

Consultas periódicas

Uma vez que muitas doenças oftalmológicas inicialmente são silenciosas e assintomáticas, o dr. Shimono recomenda realizar uma consulta de rotina ao menos uma vez por ano com o oftalmologista, mesmo que a pessoa não apresente sintomas nem tenha doenças graves que comprometam a visão.  “A consulta de rotina para um diagnóstico e tratamento precoce é de fundamental importância”, afirma.

Segundo o dr. Shimono, os principais problemas que afetam a saúde ocular são:

  • Transtornos de refração: miopia, visão onde objetos distantes aparecem embaçados, enquanto objetos próximos são vistos com clareza; hipermetropia, dificuldade de enxergar de perto; astigmatismo, visão distorcida tanto de perto como de longe; e presbiopia, diminuição da capacidade de focar objetos próximo.
  • Catarata, quando o cristalino, lente natural do olho, torna-se opaco ou turvo, embaçando a visão.
  • Glaucoma, elevação da pressão ocular que leva à perda progressiva da visão.
  • Retinopatias, doenças que afetam a retina e podem causar perda da visão. Entre elas, figura a retinopatia diabética, complicação do diabetes, e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DRMI), que afeta a mácula, região central da retina.
  • Conjuntivites, inflamação ou irritação da conjuntiva, a membrana que reveste a parte branca do olho e o interior das pálpebras.
  • Ceratocone, doença em que a córnea, camada transparente na frente do olho, torna-se cônica e leva a miopia e astigmatismo elevados.

Compartilhe

Relacionados

Opções de privacidade