Pesquisar

Seconci-SP amplia inclusão de pessoas com deficiência

O Seconci-SP mais que dobrou o número de pessoas com deficiência empregadas em suas unidades neste ano: de 325 em março para 715 em dezembro. É o que informa Erika Fernandes Valerio de Godoy, coordenadora da área de Diversidade, Equidade e Inclusão da entidade, por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).

A própria criação desta área foi uma das providências adotadas para reforçar o compromisso da entidade com a inclusão de pessoas com deficiência. “Trata-se de um importante passo na promoção da dignidade no trabalho e na valorização da diversidade humana em todas as suas formas. O Seconci-SP, reiterando seu compromisso em ser um agente social de transformação, alinhado a seus valores institucionais, legislação vigente e objetivos de desenvolvimento sustentável, implementou a área de diversidade, para que a inclusão esteja de fato em nosso DNA de forma permanente. O objetivo é fortalecer esse importante pilar dentro da nossa instituição, contribuindo com a formação de um ambiente de trabalho inclusivo, equitativo e de respeito, no qual todos sintam o direito de pertencer”, afirma a coordenadora.

De acordo com Erika, desde março a entidade implementou um plano intensivo de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, que hoje atuam nos mais diversos setores e funções, como nas áreas administrativas e assistenciais, inclusive em cargos de gestão.

Ambiente inclusivo

Para fortalecer a inclusão e assegurar a permanência e o desenvolvimento das pessoas com deficiência em nosso ambiente de trabalho, foram adotadas ações de acessibilidade, conscientização de lideranças e equipes, e capacitação.

Foram realizadas adaptações nos ambientes de trabalhos a fim assegurar acessibilidade nos mais diversos níveis: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e outras.

Providenciaram-se adequações em banheiros, rampas, elevadores, ajuste na altura de balcões, aquisição de suporte de tela articulado, guia de assinatura, aplicativos de leitor de tela, substituição de sinalização sonora por sinalização luminosa, legenda oculta, janela de Libras, interpretação em palestras e treinamentos, adaptação de móveis e materiais de trabalho.

Um total de 625 gestores participou de palestras sobre inclusão e diversidade. Setenta profissionais de áreas específicas (como SESMT e RH) receberam capacitação direcionada para apoiar a inclusão no dia a dia. Cursos de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) foram organizados para formar colaboradores de diversas área que viabilizem a acessibilidade comunicacional.

“Essas iniciativas reforçam que nosso compromisso vai muito além do cumprimento legal da Lei de Cotas: buscamos construir uma cultura corporativa genuinamente inclusiva, onde todos possam desenvolver seu potencial com dignidade, respeito e oportunidades iguais. Sabemos que ainda há muito a ser feito e vamos trabalhar para isso”, destaca Erika.

Por ocasião do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), o Seconci-SP lançou uma campanha nas redes sociais que trouxe considerável engajamento. Profissionais com deficiência empregados na entidade compartilharam suas histórias e contaram como foram acolhidos aqui. O material produzido contou com acessibilidade por meio de janela de Libras, legenda e ainda autodescrição de todos os envolvidos.

Compartilhe

Relacionados

Opções de privacidade