Ribeirão Preto promove ação contra o câncer bucal
O Seconci-SP realizou mais uma vez em Ribeirão Preto ação de prevenção e orientação sobre o câncer bucal nos canteiros de obras, onde o público é predominantemente masculino, sexo no qual o câncer bucal é o quarto que mais mata acima dos 45 anos.
Tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição solar intensa, dieta desequilibrada e maus hábitos de higiene oral. Esses são alguns dos principais fatores que, reconhecidamente, aumentam o risco de câncer bucal, que embora pouco divulgado é um dos 10 que mais matam no Brasil, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer.
Os primeiros sinais podem ser uma afta que persiste por mais de duas semanas ou mesmo manchas e nódulos que aparecem espontaneamente. Detectada logo no início, a doença tem altas chances de cura, entre 85 a 90%.
Durante a última semana, a Unidade Móvel do Seconci-SP visitou obras para a realização de exames preventivos e orientação sobre o câncer bucal. Encerrando essa campanha, no dia 15 de outubro, a Unidade Móvel do Seconci-SP permaneceu durante toda a manhã, no Calçadão de Ribeirão Preto. Essa iniciativa contou com o apoio do SindusCon-SP, da Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto e da Faculdade de Odontologia/USP de Ribeirão Preto.