Pesquisar

Seconci-SP alerta para os riscos da má higiene bucal

Ao contrário do que muita gente pensa, a saúde bucal vai muito além da aparência dos dentes. Ela interfere não só na região, mas em todo o organismo. Por isso, manter uma boa higiene bucal reflete diretamente na saúde como um todo.

O alerta é da dra. Ana Maria Conde Ribas, dentista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), por ocasião do Dia Nacional da Saúde Bucal (25 de outubro).

“Uma higiene bucal mal feita trará problemas como cáries, gengivite, mau hálito, perda de elementos dentários e, consequentemente, dores, dificuldade para se alimentar, e até mesmo constrangimentos para se relacionar com outras pessoas”, afirma a dra. Ana.

De acordo com a dentista, uma má higiene bucal pode agravar ou mesmo ocasionar algumas doenças sistêmicas, além de problemas de ordem emocional, como insegurança e ansiedade.

Patologias mais frequentes

O problema mais conhecido relacionado à saúde bucal são as cáries, prossegue a dra. Ana. Elas aparecem pela ação das bactérias que ficam em contato com os dentes, devido à presença de restos alimentares. “As cáries podem evoluir e chegar à polpa dos dentes, que se não forem tratados, podem precisar ser extraídos.”

Outro problema frequente é a gengivite, a inflamação da gengiva. Desenvolve-se pela falta de higiene correta, que favorece o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, e ocasiona mau hálito. “Se esse processo não for tratado, pode levar à perda óssea e, consequentemente, à perda dos dentes, que ficam sem sustentação.”

Alterações hormonais durante a gestação também podem facilitar o processo inflamatório na gengiva da gestante. “Por isso, é importante dar muita atenção à higiene bucal.”

A dra. Ana ainda alerta para a possibilidade de bactérias presentes na boca devido à higiene precária serem transportadas pela corrente sanguínea até o coração, gerando um problema cardíaco grave: a endocardite bacteriana.

Doenças pulmonares também podem surgir, quando as bactérias da boca migram para os pulmões, prossegue a dentista.

Segundo a dra. Ana, a diabetes não é causada pela higiene bucal precária, mas pode ocasionar alguns problemas bucais, que podem ser agravados se houver má higiene oral. A diabetes gera um acúmulo de glicose no sangue e isso faz as bactérias proliferarem. “O aumento do número de bactérias gera um aumento nos ácidos que elas produzem e esse ácido prejudica o esmalte dos dentes, o que facilita o aparecimento das cáries. A proliferação das bactérias também agrava a gengivite”, alerta.

“Hábitos de higiene bucal corretos, fazendo uso de escova, fio dental e soluções para enxágue bucal, promovem saúde bucal e saúde geral”, destaca.

A dentista lembra que hábitos alimentares saudáveis, ingerindo alimentos mais nutritivos, com menos açúcar e menos gorduras, aliados a bons hábitos de higiene, trarão bem-estar físico e emocional, o que resultará em uma qualidade de vida melhor.

“A visita periódica ao dentista também é de extrema importância para a manutenção da saúde bucal e tratamento precoce de possíveis problemas, evitando que se chegue a problemas maiores”, conclui.

Compartilhe

Relacionados