Pesquisar

Seconci-SP homenageia profissionais de segurança do trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), realizou em 27 de novembro uma live especial em celebração ao Dia Nacional do Técnico e do Engenheiro de Segurança do Trabalho, assistida por mais de 280 profissionais de todo o país. A data, instituída há 40 anos pela Lei nº 7.410/1985, reconhece a contribuição essencial desses profissionais para a proteção da saúde, da vida e da integridade física dos trabalhadores.

Em saudação gravada para a live, Haruo Ishikawa, membro do Conselho Diretivo do Seconci-SP e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP destacou “a atuação incansável e o compromisso que os profissionais de segurança do trabalho assumem diariamente. Eles são peças-chave para que a construção aconteça.”

Ishikawa assinalou “o papel fundamental do Seconci-SP no desenvolvimento de uma cultura de segurança do trabalho na indústria da construção”. Reafirmou que “segurança não é gasto, é investimento”, e enfatizou: “Segurança em primeiro lugar e sempre”.

O evento foi mediado por José Almeida Jr., coordenador da Canpat; Iva Barbosa, vice-presidente da Anest (Associação Nacional de Engenheiros de Segurança do Trabalho) e Nivaldo Barbosa, presidente da Fenatest (Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho).

Almeida Jr. destacou que Haruo Ishikawa, mesmo sendo um empregador, atua preocupado com os funcionários, “demonstrando que a segurança do trabalho não tem bandeira, é boa para todos, trabalhadores, empresas e a sociedade”.


A live contou com uma apresentação de Luiz Lumbreras, engenheiro de segurança do trabalho, sobre a legislação acerca brasileira do tema desde o Decreto 7036/1944, que dispôs sobre prevenção de acidentes e higiene no trabalho. Ele mostrou também o estágio da segurança do trabalho em outros países e na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Preconizou aperfeiçoamentos na política pública de segurança do trabalho.

Segundo dados do MTE, o país possui atualmente 126.823 técnicos em segurança do trabalho e 11.889 engenheiros de segurança do trabalho com vínculos empregatícios.

Compartilhe

Relacionados

Opções de privacidade