As empresas associadas ao Seconci-SP e ao SindusCon-SP já podem inscrever seus trabalhadores para a 26ª MegaSipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a realizar-se de 15 de junho a 14 de agosto. O evento, o maior estadual de saúde e segurança do trabalho na construção, é realizado por Seconci-SP, SindusCon-SP, Sesi-SP e Senai-SP, e o apoio do Sintracon-SP.
Com o tema Segurança que Conecta: Cada Atitude Protege uma Vida, a Megasipat é voltada à promoção da melhoria na qualidade de vida do trabalhador e auxilia as empresas a complementarem suas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipats).
O objetivo principal do programa é difundir e firmar conceitos de segurança e saúde no trabalho para que os colaboradores da construção sejam multiplicadores de boas práticas, informações e experiências de prevenção de acidentes de trabalho e de manutenção da saúde.
As ações da MegaSipat buscam desenvolver uma cultura prevencionista, despertando o interesse dos trabalhadores na prevenção de acidentes de trabalho e nos cuidados com a saúde, baseando-se nas seguintes diretrizes: transmitir conhecimentos e técnicas sobre a prevenção de acidentes, higiene, segurança e medicina do trabalho, além da prevenção e proteção ao meio ambiente; estabelecer um pensamento prevencionista com vistas à mudança de comportamento social, despertando a consciência dos trabalhadores; e promover a aproximação de empregados, empregadores e órgãos governamentais para um objetivo conjunto: mais qualidade de vida.
A Megasipat terá palestras presenciais nas empresas que inscreverem seus trabalhadores em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, Sorocaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Santos, Presidente Prudente, ABCDM. Espera-se a participação de mais de 33 mil colaboradores das construtoras de todo o Estado.
Programação
As empresas poderão escolher uma das seguintes palestras presenciais do Seconci-SP que estarão disponíveis: Doenças crônicas (hipertensão e diabetes); Dor não é normal, é aviso; Construa uma boa saúde mental: sim à vida!!; Cuidados com a saúde do homem; Uso abusivo de álcool e drogas ilícitas; Cuidados com a higiene pessoal e bucal. Serão sorteados testes de glicemia e aferição de PSA.
O Seconci-SP disponibilizará dois vídeos: Construa uma boa saúde mental: sim a vida!! e Cuidados com a higiene pessoal e bucal. A entidade fornecerá 3 mil cartazes sobre sua Campanha Tolerância Zero para a prevenção de acidentes e a promoção de saúde mental nas obras. O link da campanha Tolerância Zero, que está no site do Seconci-SP, ficará disponível no portal da Megasipat, além das mensagens da presidente da entidade, Maristela Honda, e do membro do Conselho Deliberativo Haruo Ishikawa.
Os técnicos do Senai-SP do Programa SindusCon-SP de Segurança oferecerão palestras presenciais sobre comportamentos seguros no canteiro de obras, cuidados com máquinas e equipamentos, prevenção de acidentes no trabalho em altura, uso do celular no trabalho e uso correto das escadas.
Já o Sesi-SP disponibilizará palestra sobre Ergonomia e movimento, além de sessões de ginástica laboral
Programação e Inscrições: https://www.megasipat.com/
Informações no Seconci-SP: roseane.petronilo@seconci-sp.org.br, (11) 3664-5078 e daniele.volpato@seconci-sp.org.br (11) 3664-5722. Informações no SindusCon-SP: agaldino@sindusconsp.com.br (11) 3334-5630.







