Cuidar da saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral da pessoa. Esse cuidado não se resume apenas a ter um “sorriso bonito”, e sim se refere à qualidade de vida e à saúde em geral, afirma o dr. Ricardo Lopes de Souza Junior, dentista do Seconci-SP.
“A boca desempenha um papel crucial na alimentação, na fala e na interação social, além de ser um reflexo da saúde do corpo como um todo. Assim, cuidar adequadamente dessa parte do corpo previne uma série de problemas e garante uma vida saudável”, reforça o dr. Souza.
Segundo estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 53% dos brasileiros utilizam fio dental, escova e creme dental regularmente, e 89% da população realizam a higienização da boca menos de duas vezes ao dia.
O dentista explica que uma boca higienizada é um ambiente menos propício para o desenvolvimento de cáries, mau hálito, gengivite (inflamação na gengiva), periodontite (infecção no osso que pode levar à perda de dentes) e outras doenças bucais. Sem cuidados adequados, a pessoa pode chegar a ter estas e outras complicações sérias, como perda de dentes, infecções, problemas de saúde sistêmicos como diabetes e cardiopatias, complicações na gravidez, herpes bucal e doenças como Covid-19.
O Seconci-SP oferece atendimento ambulatorial odontológico em todas as suas Unidades. Além disso, dispõe de Unidades Móveis que podem ir até os canteiros de obras para um primeiro atendimento dos trabalhadores.
Hábitos necessários
Para manter a saúde bucal e prevenir doenças, o dr. Souza recomenda:
- mantenha visitas regulares ao seu cirurgião-dentista, idealmente a cada 6 meses
- procure realizar a higiene oral no mínimo três vezes ao dia
- evite hábitos deletérios, como consumo de bebidas alcóolicas e cigarros
- evite o excesso de alimentos açucarados
- troque a escova dentária de três em três meses para garantir a sua eficiência.
Ele salienta a importância de se adotar uma rotina regular de prevenções para manter a saúde bucal em dia, e reforça a necessidade de se visitar o dentista periodicamente.
“O trabalho de um dentista torna-se ainda mais crucial quando se trata da importância da saúde bucal. Os dentistas também executam um papel vital na restauração estética e funcional dos dentes, com o objetivo de melhorar a aparência e a função dos dentes danificados, bem como ajudar pacientes a recuperar a confiança em seu sorriso”.