Em parceira com o Instituto Experts, iniciativa contará com cerca de 70 alunos até o final do ano
O Seconci-SP iniciou o seu primeiro campo de estágio em Odontologia em 8 de agosto. Serão três turmas, com oito alunos por turno (manhã e tarde), totalizando cerca de 70 pós-graduandos em Odontologia até o final de 2025.
“Temos orgulho em compartilhar mais um marco na nossa missão de integrar saúde e segurança no trabalho: de forma inédita, estamos capacitando odontologistas em Medicina Ocupacional diretamente em nossa Unidade Central”, afirma Irineu Massaia, superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (Iepac).
A ação pioneira é uma parceria com o Instituto Experts, entidade especializada em Harmonização Orofacial e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. ”Essa iniciativa amplia o papel estratégico da Odontologia na prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida dos trabalhadores”, diz Massaia.
O projeto surgiu da combinação entre uma demanda prática dos alunos de pós-graduação em Buco-Maxilo, que buscavam ampliar o contato com pacientes, e a necessidade do Seconci-SP de agilizar atendimentos e reduzir filas. “Eles têm a capacidade técnica, e nós temos a demanda. Começamos pela cirurgia por causa dessa demanda reprimida, mas a ideia é evoluir para outras especialidades da pós-graduação”, explica Andrea Navarro, gerente de Odontologia do Seconci-SP.
“É uma conquista em várias frentes. Primeiro, porque amplia o acesso dos trabalhadores da construção civil ao atendimento odontológico. Segundo, porque reduz nossa demanda reprimida com qualidade — são alunos de pós-graduação com especialização em bucomaxilofacial e capacidade técnica para atender os beneficiários. Além disso, teremos condição de desenvolver publicações científicas a partir desse trabalho, o que valoriza o serviço”, acrescenta a gerente.