Pesquisar

Seconci-SP participa do Programa Mulheres de Favela

O Seconci-SP realizará palestras e oficinas gratuitas no Programa Mulheres de Favela. O programa, criado e promovido pela Caixa Econômica Federal (CEF) em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), visa ajudar estas mulheres a criarem, gerirem e fazerem crescer seus próprios negócios, além de cuidarem da saúde delas e de seus familiares.

As oficinas e palestras ministradas pelo Seconci-SP abrangem ampla gama de temas, como saúde da mulher, prevenção à violência doméstica, planejamento familiar e gestação, orientação para o trabalho, ginástica laboral, psicologia motivacional, diversidade e segurança do lar.

Lançado primeiro no Rio de Janeiro e em Salvador, o programa foi formalizado em São Paulo em 12 de maio, em solenidade realizada no CEU Heliópolis, onde acontecerão as oficinas e palestras ao longo de 45 dias. Nesta comunidade, onde vivem mais de 220 mil pessoas, o programa também oferecerá gratuitamente cursos de capacitação de maquiagem, manicure e tranças, além de oficinas de marketing digital, educação financeira para MEI e autocuidado emocional.

O evento contou com a participação de Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, representando o presidente Luiz Inacio Lula da Silva. “A favela é um espaço que constrói lideranças, onde está quem de fato constrói o Brasil”, afirmou.

Segundo Maria Rita Serrano, presidente da CEF, “a meta desse programa é incentivar o protagonismo feminino e levar desenvolvimento para as comunidades. A Caixa tem o compromisso de gerar renda, melhorar a qualidade de vida e levar desenvolvimento econômico local”.

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, considerou o programa de extrema importância, pois “2,3 milhões de mulheres em São Paulo cuidam sozinhas da família, o que representa 50,1% das famílias da cidade. E as mulheres ganham em média 30,3% do que os homens. O objetivo desta ação é melhorar a capacidade de empreender.”

Kalyne Lima, presidente da Cufa Nacional, destacou que “favela não é carência, favela é potência”. Edilma Pimenta, que chegou a Heliópolis com 7 anos vinda da Bahia e hoje é empreendedora local da loja de roupas Pimenta Rosa, destacou a importância de “não desistir dos sonhos”.

Representando o Seconci-SP, participaram do evento Roseane Petronilo, gerente de Relações Institucionais; Giancarlo Brandão, superintendente Ambulatorial; Fátima Cardoso, gerente de Comunicação; e Vanessa Dupont, gerente Comercial.

Participaram ainda do lançamento Filipe Sabará, secretário Executivo de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo; Marcivan Barreto, presidente da Cufa São Paulo; Marco Antonio Vignoli, diretor Técnico do Sebrae-SP, e as secretárias municipais Aline Cardoso (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Elza Paulina Souza (Segurança Urbana), Silvia Grecco (Pessoa com Deficiência) e Sonia Francine (Direitos Humanos e Cidadania).

Compartilhe

Relacionados