Pesquisar

Combate às Drogas e Alcoolismo

Homem com sinais de sofrimento emocional ao lado de copos de bebida alcoólica

Carla Regina Spanolli da Silva
Rosana Alves Correia Toledo
Assistentes Sociais do Seconci-SP

O consumo de álcool e drogas é um problema de saúde pública que causa impactos profundos na qualidade de vida e na saúde física, mental e social dos indivíduos, bem como em suas relações sociais, familiares e profissionais.

Falar sobre esse tema ainda é, para muitas pessoas, algo delicado, cercado de tabus e estigmas que dificultam a prevenção e a busca por tratamento.

No entanto, enquanto profissionais comprometidos com a promoção da saúde e da qualidade de vida, nós assistentes sociais precisamos abordar essa temática com responsabilidade, informação e sensibilidade.

As drogas são classificadas como lícitas, cuja a comercialização e uso são permitidos, e as ilícitas – substâncias proibidas pela legislação, sendo sua produção e comércio ilegais. Neste Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo (20 de fevereiro), é importante ressaltar que tanto as lícitas quanto as ilícitas podem causar dependência e prejuízos à saúde.

A visão do Serviço Social

Cuidar é um ato de responsabilidade coletiva. O uso abusivo de álcool e outras drogas não pode ser analisado de forma isolada ou com base em julgamentos. Trata-se de uma questão que envolve múltiplos fatores, tais como: sociais, emocionais e econômicos. Sendo necessário o acolhimento, orientação e acesso à rede de atenção psicossocial e saúde.

O Serviço Social do Seconci-SP contribui por meio da escuta qualificada, encaminhamentos necessários e ações educativas, vislumbrando a autonomia e o bem-estar. Também é nosso compromisso combater o estigma e reforçar que buscar ajuda é um ato de coragem, e não de fraqueza.

O primeiro passo é o reconhecimento do problema. A informação, o diálogo e o respeito são ferramentas fundamentais para prevenir situações de risco e fortalecer uma cultura de cuidado.

Cuidar de si, é também cuidar do outro. Se você ou alguém que conhece está lidando com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool ou drogas, existe a necessidade de apoio e orientação especializada. Procure ajuda!

Compartilhe

Relacionados

Opções de privacidade