A campanha de Saúde e Segurança do Trabalho do Seconci-SP deste ano, “Falha Zero: Máquinas e Equipamentos”, começou em 21 de maio e percorrerá todo o Estado de São Paulo. A exemplo das campanhas dos anos anteriores – Choque Zero e Queda Zero –, serão realizadas palestras nas Unidades da entidade na Capital e no Interior, desta vez visando à prevenção de acidentes na operação e na manutenção de máquinas, equipamentos e ferramentas nos canteiros de obras.
Maristela Honda, presidente do Seconci-SP, destaca que “a campanha visa capacitar e orientar os profissionais que atuam na construção, para que posteriormente os conceitos possam ser replicados nas obras a fim de prevenir acidentes”.
José Bassili, gerente de SESMT Corporativo do Seconci-SP, e Gianfranco Pampalon, assessor de Segurança do Trabalho da entidade, destacam que a falta de conscientização sobre todos os cuidados em locação, uso e manutenção desses equipamentos tem ocasionado acidentes perfeitamente evitáveis. “Entretanto, o tema é muito amplo e requer das empresas e dos trabalhadores uma atenção redobrada, principalmente a adoção de uma série de providências, o que será amplamente detalhado nas palestras”, afirmam.
Bassili informa que neste ano as palestras serão abertas não apenas a trabalhadores, encarregados, técnicos e engenheiros de segurança das construtoras, mas a qualquer colaborador de empresas que utilizem máquinas e equipamentos em seu processo de produção. Todos os profissionais que assistirem às palestras receberão certificados de participação. As inscrições podem ser feitas diretamente nas Regionais do Seconci-SP.
O cronograma de palestras da campanha é o seguinte:
- 21/5, das 15h às 17h – São José do Rio Preto – Sala de Treinamento do Seconci-SP
- 22/5, das 15h às 17h, em Bauru, no auditório da Assenag
- 11/6, das 15h às 17h, em Campinas, na sala de treinamento do Seconci-SP
- 26/6, das 15h às 17h, em Piracicaba, no auditório do Simespi
- 2/7, das 10h às 12h, em Santo André, no auditório local do Senai
- 23/7, das 10h às 12h, em Mogi das Cruzes, no auditório do Crea-SP
- 23/7, das 15h30 às 17h, em São José dos Campos, na sala de treinamento ou na Aconvap
- 6/8, das 15h às 17h, em Santos, no auditório da Assecob
- 27/8, das 15h às 17h, em Ribeirão Preto, na sala de treinamento do Seconci-SP
- 3/9, das 15h às 17h, em Sorocaba, em local a ser definido.
- 17/9, horário a definir, em São Paulo, no Teatro Seconci-SP.