Na década de 1990, com o Plano de Reforma do Estado idealizado no âmbito federal, o Governo do Estado de São Paulo editou, em 1998, a lei complementar que visava qualificar entidades do terceiro setor, como Organizações Sociais de Saúde para gestão de equipamentos de saúde.
Neste sentido, o Seconci-SP, por sua vasta experiência na atenção à saúde e por já atuar como parceiro do Estado, retirando das filas do SUS milhares de usuários, foi convidado a participar de processo de qualificação da primeira geração de Organizações Sociais de Saúde do país.
Hoje o Seconci-SP é responsável pela gestão do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), do Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA), do Hospital Regional de Cotia (HRC), do Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP), do Hospital Local de Sapopemba (HLS) e do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) que é formado por duas Unidades – o Hospital Leonor Mendes de Barros e o Hospital Regional. A entidade também administra cinco Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs): Barradas (“Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”), Dr. Geraldo Bourroul, Caraguatatuba, Lorena e São Vicente, além da Casa do Adolescente, do Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI) II, do Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (CEADIS) e da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).
Em 2006, o Seconci-SP foi qualificado como Organização Social de Saúde (OSS) também pelo município de São Paulo. Dois anos depois, foi criada a Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) que assumiu a responsabilidade de administrar Unidades e Serviços de Saúde no Território Penha/Ermelino Matarazzo, além da Unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, que funciona 24 horas.
Em 2015, em razão de sua performance e excelência na parceria com município, o Seconci-SP participou do Comunicado de Interesse Público da Secretaria Municipal
da Saúde, que foi efetivamente implantado em março de 2016, para ampliação da sua atuação na gestão de Unidades e Serviços de Saúde nos Territórios Penha e
Ermelino Matarazzo, agora desmembrados.
Esse escopo abrange Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e as de Especialidades, Centro de Atenção Psicossocial
(CAPS) Adulto, Infantil e Álcool e Drogas e o Hospital Dia Rede Hora Certa Penha, entre outros equipamentos de saúde.
![]() |
Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) |
![]() | Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA) |
![]() |
Hospital Regional de Cotia (HRC) |
![]() |
Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP) |
Hospital Local de Sapopemba (HLS)
Ambulatório Médico de Especialidades Barradas (AME Barradas)
| |
![]() | Ambulatório Médico de Especialidades Caraguatatuba (AME Caraguatatuba) www.amecaragua.org.br |
|
Ambulatório Médico de Especialidades Dr. Geraldo Bourroul (AME Bourroul) |
| Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem
|
Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (CEADIS) | |
Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) |
|