Pesquisar

Ishikawa critica omissões na conscientização sobre riscos do amianto

A falta de aplicação da legislação e a ausência de informação dos órgãos públicos sobre o que fazer com telhas e caixas d’água de amianto em reformas e demolições foram criticadas por Haruo Ishikawa, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, no seminário “Desafios Contemporâneos do amianto após banimento”, realizado pela Fundacentro em 30 de julho.

Ishikawa colocou o Seconci-SP à disposição para a realização de palestras sobre o tema, a exemplo das ações desenvolvidas pela entidade, de conscientização e prevenção de acidentes do trabalho no Estado de São Paulo – como as campanhas “Queda Zero” e “Choque Zero”, e as palestras de divulgação de Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do Trabalho.

Leonardo Nomura, engenheiro de Segurança do Trabalho do Seconci-SP, alertou que a utilização do amianto, apesar de proibida, continua presente em telhas, caixas d’água e tubulações em comunidades de baixa renda, bem como em antigas construções. Sua substituição seria demasiado custosa, comentou.

Ele preconizou que o combate ao amianto precisa ser feito junto a produtores (principalmente a mina de asbestos de Minaço, em Goiás, cuja produção nem deveria ser dirigida à exportação, disse), receptores (incorporadoras das fibras, muitas delas clandestinas) e consumidores (construtoras e demolidoras, conscientizando-as a não reaproveitarem ou doarem esses materiais).

Nomura defendeu que as próximas campanhas mostrem o prejuízo financeiro da utilização de produtos de amianto; que se desenvolvam fontes alternativas de baixo custo para atender a camada mais desfavorecida da população; e que se crie um comitê multidisciplinar para realizar esse combate e apresentar as alternativas.


O evento ainda contou com as participações do deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, além de autoridades e especialistas da Fundacentro e de vítimas do amianto, abordando aspectos legais e práticos relacionados aos remanescentes do insumo e à desmiantagem.

Clique aqui para assistir às apresentações do evento na parte da manhã, incluindo a saudação de Ishikawa; e clique aqui para assistir as exposições feitas na parte da tarde do seminário, incluindo a de Nomura.

Compartilhe

Relacionados