Pesquisar

Rotary reforma carro para o banco de leite do CHS

O Rotary Clube Sorocaba Sul restaurou um carro destinado ao Banco de Leite Materno do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), administrado pela OSS Seconci-SP.  O veículo foi entregue à presidente do Seconci-SP, Maristela Honda, que agradeceu a iniciativa, em jantar do Rotary, em 29 de abril.

O carro, que estava totalmente inutilizado, foi restaurado dentro do projeto “Uno Lata Velha”, do Rotary Club Sorocaba Sul. “Esse veículo estava sem muitas peças, motor travado, sem pneu, um veículo sucata. Com parceiros, nós do Rotary restauramos o carro, refizemos a pintura, tiramos os amassados, foi feito o câmbio, interior do veículo, e suspensão. O carro está pronto para o uso”, afirmou o Eurico Galvão, integrante da Comissão de Projetos.

O carro agora será utilizado para proporcionar maior agilidade à coleta semanal de leite materno nas casas das doadoras, segundo Edson Hayashi, gerente executivo do CHS. Ele alerta que as doações estão abaixo da média para esta época do ano. Todo leite doado, após o processo de pasteurização, é utilizado para os bebês internados na UTI neonatal e setor de pediatria do hospital.

Quem pode doar

De acordo com Hayashi, pode doar leite toda mulher que estiver amamentando e apresentar saúde adequada, desde que não seja fumante e não tenha feito tatuagem no último ano.

A extração do leite é realizada pela própria mãe. Basta escolher um frasco de vidro com tampa plástica, como os de café solúvel ou maionese, e higienizar bem. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Posteriormente, a mãe pode entregar o frasco ao banco de leite ou solicitar a coleta domiciliar.

O leite humano é o alimento mais completo nutricionalmente, auxiliando no desenvolvimento cerebral e prevenindo alergias e infecções.​

 

Compartilhe

Relacionados