Pesquisar

Seconci-SP destaca relevância da SST para a produtividade da construção

Maristela Honda*

Não há produtividade na indústria da construção se não houver a atenção da direção das construtoras e incorporadoras para a Saúde e a Segurança do Trabalho (SST), desde o início da elaboração dos projetos, durante toda a execução das obras e no pós-obra.

Com 59 anos de existência dedicados à SST na construção civil, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) oferece uma ampla gama de serviços. Objetiva-se não somente que o setor mitigue ao máximo os riscos inerentes à atividade, como eleve a motivação, a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores da construção. Com isso, previnem-se doenças ocupacionais e incidentes, reduzindo custos e elevando a lucratividade da atividade.

Mediante a contribuição das construtoras ao Seconci-SP, prevista nas convenções coletivas de trabalho, a entidade proporciona gratuitamente, aos trabalhadores da construção e seus dependentes, atendimento ambulatorial médico e odontológico, serviços sociais e ampla orientação em SST.

Em sua sede em São Paulo e nas 12 unidades regionais no Interior e no Litoral, a entidade oferece atendimento em 23 especialidades médicas e 19 serviços complementares, como exames médicos laboratoriais e de imagem, além de 6 especialidades odontológicas.

As empresas ainda podem contratar, junto ao Seconci-SP, a elaboração de uma série de programas, treinamentos e procedimentos exigidos pela legislação trabalhista e previdenciária, e inclusive o envio, ao e-Social, de todas as informações requeridas.

Os programas e demais documentos atendem ao disposto nas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego. As disposições específicas relativas à nova NR 18 – Saúde e Segurança da Construção contaram com a participação do Seconci-SP em sua elaboração.

Na Medicina Ocupacional, a entidade oferece a elaboração de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional previsto na NR-7 (PCMSO), Programa de Conservação Auditiva (PCA), Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e Laudo de Pessoas com Deficiência (PCD). Dispõe de clínicos gerais e especialistas, como psicólogos, oftalmologistas e outros, para avaliações e exames admissionais, demissionais, periódicos e complementares. Também oferece serviços de implantação e gestão de ambulatórios ocupacionais, e de organização de programas de qualidade de vida aos funcionários.

Na Engenharia de Segurança do Trabalho, o Seconci-SP orienta e elabora Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Proteção Respiratória (PPR), Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), Análise Ergonômica de Trabalho (AET) e Laudos de Insalubridade e Periculosidade. Com modernos equipamentos próprios, a entidade realiza avaliações físicas e químicas do ambiente de trabalho, essenciais para a elaboração do PCMSO e do PCA. Oferece também a elaboração de Plano de Atendimento a Emergências e presta serviços de Assistência Técnica Pericial.

As empresas ainda podem contratar, na entidade, treinamentos exigidos para: formação e atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; uso de Equipamentos de Proteção Individual; eletricistas; admissional e periódico; prevenção de combate a incêndio; trabalho em espaço confinado e trabalho em altura.

Os profissionais qualificados do Seconci-SP também podem dar palestras customizadas nos canteiros de obras sobre temas como saúde mental, alimentação saudável, prevenção ao alcoolismo e às infecções sexualmente transmissíveis, entre dezenas de outros temas.

As empresas são motivadas a participar das campanhas de imunização contra gripe, tétano e outras doenças, contratando junto à entidade essas vacinações para seus trabalhadores. Podem ainda receber no canteiro uma unidade móvel do Seconci-SP, para avaliação odontológica dos funcionários. Participar da divulgação das campanhas sazonais como Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama e de colo do útero) e Novembro Azul (conscientização sobre o câncer de próstata). E contratar a assessoria da entidade para avaliação e orientação da alimentação servida.

A entidade também realiza o Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho, para homenagear as empresas da construção e seus profissionais que se destacam nessa área, divulgando casos de sucesso. Neste ano em sua sétima edição, esta premiação é a mais importante do setor e pode comprovar que a empresa segue o S (Responsabilidade Social) das práticas ESG.

O Seconci-SP também apoia e colabora com a realização dos programas e eventos do SindusCon-SP (Sindicato da Construção) voltados à área de responsabilidade social: ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família; Megasipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes; PSS – Programa SindusCon-SP de Segurança, e Programa de Elevação da Escolaridade. Elabora também campanhas específicas para divulgação nos canteiros de obras, como o combate à violência contra a mulher.


Investindo continuamente em inovações e tecnologia, esta entidade está à disposição da indústria da construção e do imobiliário para todas as ações necessárias em SST indispensáveis à produtividade do setor.

 

*Maristela Honda é presidente do Seconci-SP e vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP

Compartilhe

Relacionados