Pesquisar

Sorocaba realiza palestra sobre SST

A Regional Sorocaba do Seconci-SP realizou palestra do auditor fiscal do Trabalho Roque de Camargo Júnior, para cerca de 30 profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) de construtoras da cidade e da região. O evento aconteceu em 28 de abril, Dia Mundial de SST e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, encerrando a campanha Abril Verde.

“Além de proporcionar muito conhecimento, o encontro promoveu troca de informações entre os profissionais da área que ficaram afastados do Seconci-SP em virtude da pandemia da Covid-19, além de esclarecer dúvidas sobre a nova NR 18 – Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria da Construção”, comentou Ester Gonçalves, gerente da Regional.

Roque, subcoordenador do Projeto da Construção da seção de Segurança e Saúde do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, esclareceu pontos como o papel da fiscalização, as responsabilidades de incorporadoras e construtoras, o papel dos técnicos de segurança do trabalho e a conscientização das empresas e dos trabalhadores a respeito da prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Luta diária

“Em 28 de abril, fazemos reverência à memória das pessoas que perderam a vida em inúmeros acidentes do trabalho. É uma luta diária e constante para evitar não somente os acidentes fatais, mas também doenças ocupacionais relativas ao trabalho. Por essa razão, o Seconci-SP, uma instituição sempre parceira do Ministério do Trabalho e da Previdência, reuniu aqui técnicos de segurança para esclarecer dúvidas e colocar mais um tijolo na construção de uma consciência maior por parte das empresas e dos trabalhadores sobre os riscos de acidentes e de adoecimento no trabalho”, afirmou Roque.

O auditor fiscal destacou a importância de as empresas investirem em segurança do trabalho. “Investir em saúde e segurança do trabalho não pode ser visto como um gasto, pois estamos falando do bem mais importante que qualquer empresa pode ter, a vida e a saúde dos seus colaboradores. Por isso a importância deste encontro que demonstra a vontade dos profissionais da segurança de buscar conhecer mais sobre as normas e entender realmente como elas funcionam”, complementou.

O palestrante também ressaltou a participação do Seconci-SP na modernização das Normas Regulamentadoras (NRs) relacionadas à construção civil. “O Ministério do Trabalho e da Previdência tem editado e feito alterações nas NRs, buscando sempre modernizá-las para que estejam em consonância com as novas alterações do mercado de trabalho, sem deixar de lado o escopo de proteger a vida e a saúde de todos os trabalhadores. Essas mudanças foram feitas em uma composição tripartite através de grupos de trabalho e o Seconci-SP tem sempre estado presente, contribuindo de uma maneira muito rica”, prosseguiu.

Perdas por acidentes

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo, e o número de acidentes de trabalho fatais chega a 321 mil anualmente. Além disso, a cada 11 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho em todo o mundo.


Ainda de acordo com o órgão, cerca de US$ 2,8 trilhões (4% do PIB mundial) são perdidos por ano em impostos diretos ou indiretos devido a acidentes de trabalho. No Brasil, somente em 2021, foram comunicados 571 mil acidentes de trabalho e mais de 2.487 mortes no trabalho.

“Esses acidentes acarretam perdas para vários setores, como impacto financeiro para as empresas, queda de produtividade, prejuízos ao sistema previdenciário”, concluiu Roque.

Compartilhe

Relacionados